Que belo estranho dia pra se ter alegria ... então, dia nublado no cariri, céu sem aquele lindo azul caixa de lápis, mais segui firme pro último compromisso do dia:ver o filme O Longo Amanhecer, longa-metragem de José Mariani.
O filme mostra a atuação de Celso Furtado como estudioso dos aspectos estruturais do subdesenvolvimento e como gestor de políticas inovadoras para o Brasil. O bacana não foi só ver o filme e sim, a chance de trocar idéia com o diretor, que acompanhava tudo da sala de projeção do CCBNB -Cariri. Foi muito importante poder confrontar opiniões com o diretor, saber melhor da construção do filme, a pesquisa ... "A maior dificuldade de fazer o filme foi construir a sua narrativa. Foi preciso entender o pensamento do Celso e a sua contribuição para a história brasileira. O caminho é denso, de investigação e de reflexão", disse Mariani.
Quem foi viu, quem não foi vai ficar na vontade, afinal de contas não é todo dia que pode se deparar e ter a chance de bater um papo informal(com sabor de aula de cinema) com um dos grandes diretores e documentaristas do cinema nacional.