Vou ser feliz e volto logo

Monday, April 12, 2010

+ cosas de BA... o dia hoje foi especial!


O dia começou super bem (fazia sol lá fora) e nao estava com ressaca. Nao ia sair ontem para estar disposto hoje mas recebí uma chamada de uns amigos e fui.
A programaçao para o dia era passar na casa de Don Gerardo(o Sr que hospedou a Meire a dois anos) e ir a Plaza Cortázar Serrano em Palermo Soho e conhecer Palermo Hollywood, o museu Malba, Itaú Cultural, Caminito e no fim da tarde ir ao jogo de Boca e Arsenal.

Palermo é um bairro encantador e um dos mais agradáveis da cidade. Tudo é meio "Hollywood" como diz Jhonatan mais vale super a pena passar horas e inclusive almoçar por ai. O lance é caminhar mesmo, assim você pode encontrar o melhor de Palermo: Los Pasajes.
Ai arte e design por todo lado, lojas lindas, casas imprecionantes e as ruas cheias de folhas por causa do outono. O outono dá um ar ainda mais charmoso a cidade.


Almoçei por ai mesmo e fui em táxi para o Museu Malba. Estava cheio de expectativa com o museu por ter um acervo super importante e por ter a oportunidade de ver "Abaporu" de Tarsila do Amaral, e " O Mágico" da incrível Beatriz Milhazes.

Na verdade as minhas expectativas foram superadas totalmente. O museu é incrível, tem uma arquitetura imprecionante.


Em cartaz:


- Caminos de la Vanguardia Cubana: Uma exposiçao dedicada a renovaçao da arte cubana, a a partir do surgimento do movimento moderno entre 1920 e 1940.
Sao 150 obras, entre pinturas, fotografias, desenhos e material documental.

Gostei muito das fotografias de José Manuel Acosta. Um olhar astuto sobre Cuba e o regime de Fidel Castro e das capas das revistas "Social".
- Grete Stern: Los Sueños 1948-1951: Uma coleçao de 46 fotomontagens vintage da série Sueños, que grete Stern publicou entre 1948 e 1951 na revista Idilio.

As imagens sao incríveis e tem um humor que arrebata. Para esse trabalho ela se baseava no relato de sonhos que as leitoras da revista enviavam a redaçao.

- Arte Latinoamericano do Século XX- Obras da Coleçao:
Exposiçao permanente do Malba e a que mais chama a atençao.

O Acervo deles conta com as incríveis fotos de Oscar Bony; uma série de fotos de Marta Minujin y Andy Warhol; "The violent Tapes of 1975" de David Lamelas; Nelson Lerner com "Homenagem a Fontana II";Luis Fernando Benedit; Wanda Pimentel "Série Envolvimentos", alguns trabalhos de Antônio Dias; Waltercio Caldas com "Logo"; Lygia Clark com a "Série Bichos" e "Unidade V e VI"; Hélio Oiticica com "Bólide e Metaesquema"; Fernando Botero com "Los viúdos" e "El domingo por la tarde"; Franz Krajcberg; Um trabalho incrível de Abraham Palatnik(Brasileiro de Natal-RN) "Sequência Vertical"; Júlio Le Farc com "Six Cercles en Contorsiòn"; Frida Khalo com " Auto-retrato con Chango y Loro"; Roberto Mata; Cícero Dias; Di Cavalcanti com "Mulheres com frutas"; Candido Portinari com "Festa de Sao Joao"; Diego Rivera com "Retrato de Don ramón Gomez de La Serna"; Cláudio Tozzi com "Revolver" e finalmente "Abaporu" de Tarsila do Amaral e "O Mágico" de Beatriz Milhazes... ainda tem uma loja bem bacaninha e uma livraria muito bem servida. Saí fascinado com tudo!

O Malba está no bairro Recoleta(leia-se mais chic) e um passeio pelas ruas e parques é uma delícia.
Já ia esquecendo! Quando estava sentado vendo a pintura de Frida (por horas!) ví uma figura conhecida e para minha surpresa era Cristiane Torloni... ela se sentou e falamos em español sobre o quadro até seu marido chegar... ela nem notou que eu era brasileiro! O Impostor!

Definitivamente Buenos Aires está invadida por brasileiros... por todo lado se escuta alguém falando português, principalmente nos lugares de compras. A Brasileirada gastando seu suado dinheirinho no"exterior"... quem diria!

Caminhei um pouco e tomei o ônibus 67 para a Av 9 de Julio onde está o Itaú Cultural. Os ônibus sao bem interessantes e diferente do subte vocè pode ver a cidade passando pela janela. A Exposiçao do Itaú estava muito interessante e contava com três instalaçoes de 3 diferentes artistas argentinos. Uma das instalaçoes estava localizada em uma praça da cidade a 10 mts do Centro Cultural.

Ví também um livro bem interessante sobre os novos artistas argentinos segundo Ignacio Liprandi... sao ele:

- Román Vitali; Sergio Avello; Cristina Piffer; Luciana Lamothe; Marcos López e seu excelente "Asado en Mendiolaza".


Hasta Mañana!

Labels: