Vou ser feliz e volto logo

Monday, September 06, 2010

E Era pra ser só uma oficina de cinema!






Hoje voltei a pensar na possibilidade do tempo poder sim, passar em uma velocidade mais lenta. Eram 14hs e eu me dirigia para uma oficina de cinema na APAE do Crato-CE.

Era pra ser só uma oficina... e na verdade foi um bonito encontro de pessoas e possibilidades.

Fui chegando de leve. Dando boa tarde e recebendo, boa tarde, de volta.

Silêncio.

Ninguém na sala.
Ninguém no escritório.
Ninguém no pátio.

Fui na direção de uma sala que estava aberta e encontrei a Rita acompanhada de um aluno.
O Aluno eu já havia visto inúmeras vezes nas ruas da cidade.
Na noite de Natal de alguns bons anos atrás, quando Ariel manifestou os primeiros sintomas de asma, esse mesmo menino também estava. Junto aos pais ele comia a ceia e dançava ao som do violão desanimado do cantor.
Nós experimentávamos pela primeira vez uma ceia coletiva em um hotel... esquisito compartilhar essa data com estranhos... devemos desejar felizes festas às pessoas... nem sei! Desta noite restou a lembrança da “Asma” no Ariel e a alegria desse menino.

Enquanto a professora saiu à procura de Luzia, eu fiquei conversando com o garoto e lembrando daquela noite de Natal.

Chega Luzia.
Mais Boas tardes... abraços... e aquele friozinho na barriga de toda estréia.

Fomos para a sala onde os alunos me aguardavam e foi nesse momento que o tempo parou... parou não... desacelerou!

Luzia fez as honras da casa e nos apresentou.

-Olhem aqui meninos, Esse é o professor de Cinema!

Ele se chama Franklin! O Nome é difícil mais ele é gente boa!

-Oi Meninos! Eu disse ainda meio desajeitado.

Em coro eles disseram:

-Oi Professor!!!

Enquanto Luzia ia preparar a sala para a aula eu fiquei conversando com a turma.

-Quero conhecê-los!

Me chamo Franklin Lacerda, sou casado com a Meire, tenho dois filhos (Ariel e Maria), 36 anos e gosto de cinema!

-Eu sou Luana, tenho 15 anos e gosto de dança! Disse uma das meninas.

-Eu me chamo Penha... O nome todo é Maria da Penha... tenho 18 anos e sou solteira...kkkkk

-Eu sou Luan... 14 anos... e gosto de dançar Michael Jackson!

- Eu sou Mariana...

- Vai menina... diz quantos anos!!! (Diz Luana de 15 anos)

-Espera... estou me lembrando... quarenta... tenho quarenta anos e gosto de Stephany! (Mariana de 13 anos)

Depois das apresentações, das perguntas e dos convites pra dançar Michael nós fomos para a sala onde teríamos a nossa primeira aula.

Comecei falando da história do cinema... da relação com a fotografia... que eu iria aproveitar muito o repertório que eles já traziam da oficina de fotografia que eles tiveram a pouco tempo... e tudo foi acontecendo.

De repente toca o sinal pro intervalo e tivemos que sair pro pátio.
Muitos outros alunos... muitos abraços e apresentações... alguns amigos estavam ali também em outras oficinas... nada do silêncio da chegada.

Acabado o intervalo, voltamos à sala e retomamos a aula. Dessa vez assistimos uns curtas-metragens e emendamos na tentativa de comenta-los depois.
Tentativa mesmo, pois Elvio viu minha câmera e decidiu que queria fotografar... era hora de sair da sala e pensar numa outra atividade.

Começamos a fazer seqüências de fotos do Luan dançando Moonwalker... depois ele e a Aline fazendo uma performance romântica... e eu fui mostrando a eles o que seria o tal do stop-motion.... afinal estávamos ali para faZER cinema.

Eureka!!!

Consegui atrair a atenção deles e fazer com que desfrutassem também... “brincamos” e nos divertimos muito... até a hora que Luzia chega informando que havíamos ultrapassado o tempo da aula e que a van esperava os meninos lá fora.

E foi assim que eu percebi que o tempo... sim, o tal do tempo... podia passar mais devagar.

O Poeta diz para levar a infância a sério:

"As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade..."

M Quintana.